Global Trocadores de calor

A importância dos projetos acadêmicos na área de Engenharia

O volume de informação que um aluno de engenharia deve adquirir em aproximadamente cinco anos é algo extremamente grande.  O aceleramento desse conteúdo por parte dos mentores da graduação é algo comum, pois conforme o avanço da tecnologia há também o progresso de matérias e novidades para serem compreendidas. O que não falta hoje é inspiração para um acadêmico desenvolver projetos e pesquisa na área de exatas.

Global Trocadores de calor

Mas toda essa movimentação de conteúdo resultou em uma nova realidade que alunos e professores precisarão entender: Já não é possível discorrer todo o conteúdo detalhadamente em sala de aula, por conta disso o mestre precisa incentivar seu aluno a buscar conhecimento fora da instituição de ensino, e o aluno por vez, compreender a importância de realmente adquirir aquele conhecimento, independentemente de não valer nota ou fazer mais do que é exigido pelo professor. É valido lembrar que, quem vai apenas pela onda de “preciso tirar nota suficiente” pode se dar mal e forma-se um profissional com dificuldade em exercer atividades básicas da profissão.

Por conta disso, alunos curiosos podem se diferenciar dos demais medianos. Por mais cruel que seja essa divisão uma hora ou outra ela será feita, se não for na instituição de ensino será por alguém que busca um profissional atuante que tenha disposição para aprender.

Então o aluno que realmente quer atuar no mercado de trabalho deve desde muito cedo investir em conhecimentos paralelos e se possível desenvolver projetos acadêmicos com ótimos embasamentos, pois apenas a vida acadêmica já não é suficiente. Esses projetos poderão abrir portas para o acadêmico se destacar em eventos da área, ou até mesmo publicar seus experimentos em forma de vídeo na web. Um bom exemplo disso são alunos que publicam o desenvolvimento de projetos de permutador de calor, quem trabalha na área possivelmente vai buscar informação sobre permutador na internet, e se o projeto aparecer em um dos resultados na internet é ponto positivo para o estudante.

Um comentário sobre “A importância dos projetos acadêmicos na área de Engenharia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *