Clima organizacional nas empresas

Clima organizacional nas empresas: Quando é hora de investir em endomarketing

Clima organizacional nas empresas

quando é hora de investir em endomarketing

Endomarketing consiste em técnicas de comunicação interna desenvolvidas para melhorar o clima organizacional nas empresas, a atuação é semelhante as estratégias de marketing, porém as ações são voltadas aos colaboradores da empresa e não ao público que consome o produto/serviço.

Essas ações têm como objetivo ampliar a boa relação entre prestadores de serviços e a empresa, trazendo assim um ambiente de trabalho mais amigável e positivo, onde seja possível o desenvolvimento dos serviços sem interferências negativas como discussões, metas absurdas e situações abusivas. É um investimento onde as duas partes saem ganhando, então por que não apostar nesse tipo de comunicação?

Agências de publicidade e propaganda, escritórios e o próprio comercio varejista precisam de um planejamento para aliviar os conflitos do trabalho, pois o convívio com muitas pessoas diferentes e a tensão normal das funções deixam o local mais propenso a problemas, por isso o número de empresas que investem na qualidade do ambiente vem crescendo.

Não espere a empresa entrar em colapso, o Endomarketing é uma das melhores estratégias de branding, a boa relação da empresa com os colaboradores interfere diretamente no cliente. Quem nunca se sentiu lesado por ser mal atendido por um funcionário? Ou percebeu que ele estava sobrecarregado enquanto o atendia?

Lembre-se que o público personifica a marca nas pessoas que ali trabalham, por isso transformar o empregado em aliado é extremamente necessário, ele passa a se preocupar com o desempenho da marca e os valores exercidos por ele são transmitido ao cliente. Mas que medidas tomar para criar ações de Endomarketing na sua empresa?

Muitas vezes é necessário uma consultoria com um profissional de comunicação, mas existem algumas medidas que você pode fazer para iniciar esse processo, como observar a comunicação interna entre os colaborações, questões como hierarquia e divisão de tarefas devem ter uma atenção extra. Transforme todos os dados reunidos em relatórios e busque soluções, apenas apontar os erros não resolve o problema.

Uma iniciativa positiva é investir em palestras motivacionais e treinamentos específicos, isso ajuda no desenvolvimento e na comunicação interna. Ninguém fortalece uma marca passando a imagem de ser uma empresa abusiva e nem um bom profissional de marketing conseguiria reverter a imagem sem atividades benéficas. É necessário chegar a raiz do problema, caso houver problema. Endomarketing é uma pratica sincera, não adianta investir na ideia de “somos uma boa empresa” sem ações úteis que realmente a tornem um bom lugar.

2 comentários sobre “Clima organizacional nas empresas: Quando é hora de investir em endomarketing”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *