Como ser um bom empreendedor

como ser um bom empreendedor
A vontade de empreender já faz parte da vida de muita gente, que pretende deixar o emprego fixo para trabalhar pra si mesmo. O que move esse sonho/meta?

  • Realização Pessoal
  • Independência Profissional
  • Possibilidade de alta lucratividade

Mas a maioria dos sonhadores se ilude pensando que o sonho vai se realizar da noite pro dia, sem planejamento, sem capital inicial e sem uma tripla jornada. Existe uma grande ilusão também quando o primeiro pensamento é “posso trabalhar a hora que quiser sem ninguém pegar no meu pé”. Esse é o primeiro passo em direção ao fracasso.

Se você tem um sonho, uma meta e os pés no chão, aqui vão algumas dicas para iniciar essa trajetória nada fácil, porém muito compensadora.

Escolhas que podem fazer a diferença para o sucesso de um iniciante:

Setor: Na hora de escolher o segmento em que vai investir é necessário levar em consideração além da sua habilidade e conhecimento no assunto, a influência da economia a curto e longo prazo no cenário deste setor, analisar os pontos fortes, os pontos fracos as ameaças e oportunidades, para não cair na tentação de um negócio temporal e virar mais uma empresa da “modinha” que pode morrer na próxima estação.

Empresas de nicho bem planejadas, que entregam algo que as pessoas tenham necessidade ou desejo, são as microempresas que mais se destacam independente do segmento. Identificar uma oportunidade em um caminho que poucos seguiram é muito mais compensador do que seguir um caminho que todo mundo faz.

Esqueça o que “está dando dinheiro” se você sabe disso é porque muita gente já investiu e testou, aposte naquilo que pode dar muito dinheiro se você for o pioneiro.

Local do Empreendimento:

Pegar a sua ideia boa e inovadora e inserir em um local lotado de opções, pode não ser tão bom, quanto mais uma vez usar a alternativa de ir aonde ninguém foi ainda.

Se a ideia é abrir um ponto físico, opte por bairros afastados da área central, mas que tenha um movimento e o público que você quer atingir.

Por que não investir no interior ao invés de inserir seu negócio em mais um ponto saturado? Opte por cidades pequenas com uma renda per capita mais alta, onde os custos mensais sejam mais baratos que um ponto comercial na capital. Consulte indicadores financeiros do seu estado, sonde as notícias de Campo Grande MS e compare com o interior, para identificar tendências de mercado e carências no comércio, indústria e serviços.

Outra opção é na internet, onde um negócio diferenciado online tem mais chances de fazer sucesso e menos custos iniciais que um ponto físico.

Planejamento e mão na massa:

Após pesquisar muito e ter certeza de que quer investir, em qual segmento e qual local. Faça um planejamento de onde pretende chegar, qual público quer atingir, como quer posicionar sua marca no mercado, e tudo que será necessário pra que isso realmente aconteça.

Se você não tem conhecimento ao menos teórico em administração de empresas, procure imediatamente uma consultoria para se orientar em todos os passos. Durante o planejamento toda ajuda, conselho e orientação de profissionais são bem-vindos pra adequar o seu sonho a sua realidade. Para a execução é necessário apenas disciplina, foco e força de vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *