Entrevista: Como ser um corretor imobiliário de sucesso em um segmento tão competitivo

Com o setor imobiliário aquecido, uma das profissões que mais ganhou destaque foi o corretor de imóveis. Com diversos profissionais migrando para o ramo, como se destacar neste setor cada vez mais competitivo? O corretor e arquiteto Igor Munareto, que atua no segmento desde 2012, recomenda como ser um corretor imobiliário de sucesso mesmo quando o segmento se torna cada vez mais competitivo.

corretores de imóveis, um empreendedor de sucesso

Há quanto tempo atua na área? Qual a sua região de atuação? (norte do MS e capital?) Trabalha com imóveis urbanos ou também com rurais?

Atuo na área desde 2012, no início comecei trabalhando somente em Campo Grande MS, após experiência adquirida também pude ampliar os horizontes para cidades com o crescimento acelerado (como Três Lagoas e Chapadão do Sul), pois o corretor precisa adquirir um ‘feeling’ do mercado e dos clientes em potencial.

Na negociação de fazendas, o corretor precisa entender qual é a finalidade da terra: é para agricultura? Pecuária? O comprador pensa em retorno de investimento e agilidade na negociação, então o corretor pode e deve fazer parceria com outros profissionais para concluí-la. Aqui a regra para todos os segmentos, sejam imóveis urbanos, de alto padrão ou rurais: confiança é o centro do negócio.

O que te motivou a entrar no setor imobiliário?

Eu fazia Arquitetura e Urbanismo na época, e queria outro curso que agregasse ainda mais conhecimento do mercado imobiliário, buscando uma melhor visão para investimentos no setor da construção civil, (que atualmente está aquecido devido aos incentivos e financiamentos) e, claro, a recompensa financeira e o tempo necessário para me credenciar na profissão (curso técnico de aproximadamente 1 ano, com aulas somente aos sábados).

Como foi o início? Como montou sua base de contatos?

O começo não é fácil, não se iluda achando que irá ganhar um rio de dinheiro no primeiro mês, antes é necessário investir tempo na captação de contatos (tanto de imóveis quanto de possíveis clientes). A base de contatos pode ser montada com o corretor indo as ruas e ‘captando’ venda de imóveis Campo Grande MS que não ainda não tenham ainda um profissional da área atuando ou, se preferir, pode trabalhar em alguma imobiliária local (poderá utilizar a base de contatos deles e a estrutura). Hoje em dia a internet também é peça chave para divulgação, através de sites especializados e redes sociais.

Que conselhos você daria para alguém que pretende entrar no ramo agora?

Aconselharia fazer o curso antes, para dessa forma possuir o registro no CRECI e o conhecimento necessário para um atendimento especializado, pois o curso abrange vários temas que podem ajudar no futuro (como direito imobiliário, noção de projeto arquitetônico). E se manter atualizado e buscando novos conhecimentos, para estar sempre por dentro da demanda do mercado imobiliário, pois como já existem bons profissionais atuando na área, para entrar deve-se buscar o excelente atendimento e assim fidelizar o cliente para que ele possa te indicar para novos contatos conhecidos dele.

Desde quando começou até agora, como você avalia o mercado imobiliário? Continua aquecido? Há espaço para novos profissionais?

Sempre há espaço para bons profissionais. O mercado definitivamente continua aquecido, pois a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil continuam a incentivar a compra de imóveis novos, pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’ para a população de baixa renda sair do aluguel com baixas taxas de juros e subsídios. E pelo fato de que cada vez mais as pessoas estão com a certeza de que investir no setor imobiliário é um bom negócio, pois só tende a valorizar, além da moradia ser uma necessidade básica do ser humano.

Que características este novo profissional precisaria ter para se destacar em meio a tantos nomes conhecidos?

Arrojado, eficiente, confiável, honesto, focado e organizado. Pois o Corretor de Imóveis deve sempre trabalhar com metas, para não ficar a esmo, e pensar em estratégias de marketing para divulgação de si próprio e dos imóveis que estejam sob sua supervisão.

E quando se trata de imóveis de alto padrão como Alphaville Campo Grande MS e outros do mesmo nível, como se aproximar deste público tão segmentado?

Eu diria que é preciso estar no mesmo meio que o seu cliente em potencial está. No caso do cliente para imóveis de alto padrão, o corretor precisa participar de clubes e eventos sociais. Ele precisa ser visto e lembrado. Outro fator importante são as parcerias com outros corretores, pois assim sua rede de contatos se amplia e, as chances de fechar o negócio são maiores e o cliente fica satisfeito com a agilidade. Esse é o foco.

 

Corretor imobiliário de sucesso: Igor Munareto

Igor Munareto é formado em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2014 pela UNIDERP – Campo Grande-MS. Corretor de imóveis CRECI 6592 MS

CONTATO: i.munareto@hotmail.com

67- 8162-7522 (tim) | 67- 9140-2150 (claro) | 67- 9679-3401 (vivo)

Um comentário sobre “Entrevista: Como ser um corretor imobiliário de sucesso em um segmento tão competitivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *