O que eu preciso saber para trabalhar com Marketing Digital

marketing digital

Nos últimos anos, o crescimento do Marketing Digital fez com que novas profissões e novos cargos fossem criados. Um profissional especialista no mundo online se fez necessário, mas não é somente para o mundo virtual que ele precisa olhar, ele é um profissional do todo, mas que sem dúvida, entende muito bem dele e pode gerenciar os esforços do Marketing.

Essa necessidade de mão de obra especializada, fez com que surgissem uma nova demanda de profissionais que precisam já ter uma boa base de conhecimento da área, mas que possuem a disposição de se atualizar constantemente, pois as mudanças ocorrem muito rapidamente.

E se você pensa em entrar para a área, há alguma coisas que você precisa saber:

Responsabilidades

Se você for trabalhar em uma agência de Marketing Digital, saiba que as responsabilidades geralmente são dividias. Nas empresas, a maioria das funções possuem subdividões e as função são mais especializadas.

Mas se for trabalhar por conta própria, saiba que muitas vezes vai precisar assumir muitas responsabilidades e entender de diversas áreas, como por exemplo: Design e desenvolvimento de sites, estratégia de conteúdo, SEO e SEM, mídias sociais, Facebook para empresas, entre outros.

Muitas vezes, o cliente vem com uma demanda bem genérica, como por exemplo: como vender mais pela internet e cabe ao profissional direcionar o trabalho especificando para o cliente as áreas que deve investir.

Qualificações

A maioria dos profissionais de Marketing Digital são provenientes das faculdades de comunicação, administração e ainda de TI. Entretanto, isso não é obrigatório. Para aqueles que possuem formação em outra área, mas desejam entrar no Marketing Digital, podem fazer cursos livres ou pós-graduação na área.

Além disso, como já falamos, o profissional precisa ser capaz de manter-se sempre atualizado sobre as novidades da área. Muitas vezes, esse conhecimento vale muito mais dos que são adquiridos em cursos, apesar de não substituí-los.

Salário

Por se tratar de uma profissão nova, ainda sem regulamentação, os salários da área de Marketing Digital variam muito de cargos e de região para região. Por isso, recomendamos que se faça uma pesquisa antes de tomar a decisão.

Carreira

A carreira dentro da área pode acontecer de forma horizontal, onde o profissional escolhe conhecer e trabalhar em outras áreas, mas ainda em nível operacional, ou pode ainda acontecer de forma vertical, onde ele sobe para cargos de gerência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *