Driblando a crise, setor de construção civil mostra potencial como novo empreendimento

Lojas de materiais de construção integram mercado pouco afetado pela crise, sendo um atrativo para novos investimentos

Empreender pode ser arriscado e desanimador em momentos de crise. Porém, há um mercado que sofre menos impacto econômico nesse período delicado, o da construção civil. Por ser um setor de base, ele não é afetado pela demanda de serviço, o que torna interessante o investimento em uma loja de materiais de construção.

Apesar da diminuição no ritmo da construção de imóveis, o setor passou por uma adaptação, concentrando mão de obra e recursos na reforma de casa e comercialização de imóveis usados. Segundo dados do Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados no início de 2017, o saldo de empregados no setor em comparação ao mesmo período de 2016 foi de 2.111 vagas de trabalho.

Diferente de grandes redes de construção civil, estabelecimentos desse setor encontram mercado em bairros, oferecendo produtos básicos de construção e manutenção. Outra alternativa são as redes associativas, caracterizadas como grupos varejistas que utilizam a mesma logomarca e possuem melhores condições na negociação de prazos e pagamentos. Basicamente o empreendedor precisa organizar um modelo de negócio condizente com o mercado onde quer abrir o negócio, realizar pesquisa de mercado e localização e estabelecer o foco nos produtos básicos ou complementares.

Fatores como a melhoria de renda da população brasileira e o uso do fundo de garantia (FGTS) na aquisição e reforma aquecem o mercado de construção civil. Segundo dados do Sebrae, foram negociadas 475 mil residências em média por ano, desde 2014, só com a utilização do FGTS.

Mercado

Segundo pesquisa realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), existe uma diferença entre as lojas de material de construção, caracterizadas pelas pequenas e médias, que comercializam equipamentos e suprimentos básicos, como cimento e materiais elétricos, e as grandes, que abrangem para decoração e eletrodomésticos.

Bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso são fundamentais para o sucesso dessa modalidade de negócios. Definindo o local, o mercado de atuação e o cliente alvo, o empreendedor estabelece parâmetros  positivos para a consolidação da sua loja de materiais de construção.

Fibra óptica para a minha empresa: Vale a pena?

Não existe mais a possibilidade de viver sem a Internet. Se você é proprietário de um negócio, isso se torna cada vez mais latente. O Brasil vive atualmente uma revolução chamada Fibra Óptica, que aos poucos está se consolidando no mercado.

A tecnologia, desenvolvida ainda na década de 50, já chegou por aqui. Graças a uma capacidade muito alta de transmissão de dados, essas fibras surgiram como a melhor opção para os clientes mais modernos.

Isso bate na questão da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), principalmente das empresas. Hoje, qualquer e-commerce ou mesmo comércio físico precisa de uma conexão e um servidor que aguente sem problema nenhum o intenso fluxo de clientes agindo de forma diferente – comprando, interagindo, utilizando.

No início dos anos 2000, quando a tecnologia de fibra óptica começou a se tornar comercial, os fios ópticos realmente eram mais caros do que os tradicionais cabos de cobre.

Hoje em dia, no entanto, com os avanços na fabricação e instalação, um circuito de fibra óptica pode ser até mais barato que um de cobre, por exemplo. As redes de fibra óptica podem ser encaradas como uma boa alternativa para quem procura o acesso a conexões de alta velocidade sem a necessidade de investir grandes ativos em um projeto de rede corporativa complexa.

 

Oportunidades de trabalho na área da indústria, papel e celulose

Muitas oportunidades na área da indústria são oferecidas para quem faz o curso profissionalizante em Técnico em Papel e Celulose, as opções oferecidas são principalmente ligadas a fabricação de embalagens de papelão, enchimento de portas, itens de higiene e moldes para transportes.

Esse setor tem o desafio de crescer de forma sustentável e garantir a renovação das florestas e recursos naturais. É necessário aprimorar o uso de matérias-primas e evitar a derrubada das florestas nativas, no segmento industrial também existem diversas oportunidades.

Após fazer este curso você poderá atuar em planejamento, supervisão dos processos e obtenção de celulose e produção de papel, aplicar métodos, processos de logística e normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho. Além disso também saberá como estabelecer especificações de  catálogos, manuais e tabelas em processos de fabricação e manutenção industrial.

Você poderá trabalhar em indústrias de papel e celulose, empresas fornecedoras de matérias-primas e equipamentos, além de empresas que comercializam; papel, cartão e papelão, fábricas de papéis especiais (papéis de fax, filtros, papéis para cigarros, termo copiativos, oficinas de papel artesanal, empresas de manutenção, engenharia e consultoria em processos, vendas técnicas de insumos, máquinas e equipamentos para indústrias de celulose e papel e indústrias gráficas (imprensa, jornais, editoras, agências publicitárias).

O curso dura de 1 até 2 anos e o conteúdo programático contempla:

  • Caracterização técnica
  • Rotas de conversão
  • Liquefação, Fermentação, Combustão direta
  • Processamento mecânico
  • Densificação, Pirólise, Torrefação, Gaseificação
  • Características da biomassa sólida florestal
  • Produção de bioenergia
  • Indústria de celulose e papel: inovação e tecnologias emergentes
  • Tecnologias emergentes de uso transversal
  • Breve caracterização das indústrias brasileira e chilena de papel e celulose

No Mato Grosso do Sul essa área de atuação tem crescido e se destacada, aumentando ainda mais as oportunidades de quem se profissionaliza na área.

 

7 dicas para abrir um negócio de sucesso após a sua graduação


A graduação é só mais um passo que damos em direção ao aperfeiçoamento intelectual e inserção no mercado de trabalho. Depois da faculdade vem a pós graduação, mas há quem se forme com objetivo único de empreender dentro da sua área de formação. Com isso, um MBA pode ajudar. Confira 7 dicas de como abrir um negócio de sucesso.

  1. Tenha paixão pelo que você faz

Em primeiro lugar, escolha uma área que te desafie e onde você se sinta realizado. Pense que seu negócio precisa dar certo e você precisará lidar com muitos desafios importantes. Por isso, amar a profissão é essencial.

  1. Planejamento

Fazer um planejamento é essencial para qualquer empresa que queira criar sua identidade no mercado. Por meio dele, não apenas é decidido como sua empresa será conhecida pelos clientes, mas também aonde o empreendedor quer chegar.

  1. Procure inovação e entenda o mercado

Além de pesquisar o mercado, você precisa inovar. A criatividade deve ser sempre uma constante para quem está empreendendo, já que o mercado gira muito rápido. Esteja sempre um passo à frente na concorrência.

  1. Procure uma especialização

MBA é uma sigla inglesa para Master in Business Administration que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Ele pode ser exatamente o que você precisa para alavancar seu conhecimento e te trazer uma base consolidada para os negócios. O MBA da ESAMC, por exemplo, pode ser feito em várias áreas como Gestão da Comunicação com o Mercado, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Vendas e Trade Marketing, Gestão Empreendedora de Negócios e outros.

  1. Forme uma equipe

A economia mais burra que um empreendedor pode fazer é deixar de investir em pessoas qualificadas na empresa. Isso vale tanto para sócios quanto para funcionários: contrate apenas o melhor, e não descarta completamente a ideia de abrir mão de alguma participação na companhia. Forme um time consolidado para trabalhar pelo seu negócio.

  1. Aceite críticas como forma de melhorar

É bom gostar do seu negócio. Mas você precisa estar lúcido o suficiente para saber criticá-lo, quando preciso. Se você pede feedbacks, mas realmente ouve apenas os que apoiam sua ideia, precisa rever alguns conceitos. Ao invés de reviver sua aventura empreendedora, você apenas fortalece sua opiniões, que pode ser refutada diante de uma nova realidade. Por isso, tente ser mais imparcial com seu negócio.

  1. Invista no marketing cedo

Muitos empreendedores iniciantes gastam todo o tempo e o dinheiro na concepção e no lançamento de seu produto, mas, quando chega a hora de anunciar a novidade, se veem sem recursos e acabam deixando isso de lado. Por isso, pesquise meios efetivos e baratos de chegar até seu consumidor e valorize o marketing como uma ferramenta importante, desde o começo.

Quem dorme bem tem mais sucesso, entenda o motivo

Dormir bem é algo fundamental para nosso rendimento diário, existem muitas pessoas que dormem poucas horas por noite e possuem diversas dificuldades em dormir, mas dizem se sentirem bem assim, o fato é que se essa pessoa não está sentindo o reflexo dessa questão agora, sentirá no futuro.

Muitas vezes consideramos que para termos sucesso é necessário estar ligado o tempo todo e que o trabalho deve ser feito praticamente em tempo integral, acontece, que o corpo humano tem a necessidade de descanso e isso se dá com boas noites de sono. Somente assim o ser humano consegue desfrutar de seu potencial pleno!

Veja uma lista de benefícios conquistados por quem dorme bem, que estão totalmente relacionadas a conquista do sucesso desejado:

  • Fortalecimento da memória –  quem dorme bem consegue absorver melhor as informações, isso acontece pois durante o sono o corpo realiza a síntese de proteínas responsáveis pelo aprimoramento da memória e do aprendizado;
  • Melhora de desempenho no trabalho – quem não dorme bem desenvolve problemas como, irritabilidade, fadiga,dificuldade de concentração e absorção de informações, o que prejudica muito o desempenho no trabalho;
  • Melhora o raciocínio – para se ter sucesso é necessário a tomada de boas decisões mesmo em situações de stress e pressão, quem dorme mal normalmente pensa de forma mais lenta o que dificuldade na hora de tomar uma decisão importante.

Além dessas vantagens citadas no texto, dormir bem também está relacionado a emagrecimento, rendimento físico,  prevenção de doenças cardiovasculares e outros. Por isso é importante que você sempre cuide do seu sono e procure os tratamentos necessários em caso de distúrbios, como insônia e apneia do sono. Mudanças na rotina e uso de dispositivos como os CPAP’s são indicados no último caso citado.

Fique atento ao seu sono e ao sono de quem você ama e não se engane acreditando que trabalhando o tempo todo sem descansar e se divertir você chegará ao sucesso e se chegar se manter nessa posição por muito tempo será uma tarefa muito mais difícil do que precisa ser.

 

A experiência turística que começa online

Nos dias de hoje, as pessoas não saem “na loucura” viajando, já que o mundo online possibilita inúmeras ferramentas para viajantes e para quem trabalha no ramo do turismo.

Por isso, o turismo começa com quem precisa mostrar ao mundo seus atrativos, e não há forma melhor do que fazer isso com um bom serviço online. A esmagadora maioria dos viajantes busca por sites confiáveis, com notas de outros viajantes, reviews de serviços como hospedagem e passeios, entre outras coisas, na hora de montar essa viagem.

Para quem vai empreender na área de turismo, criar sua própria agência de turismo ou mesmo abrir seu espaço – uma pousada, um restaurante, um local de passeios – a propaganda internacional e nacional também deverá vir através da tecnologia.

Do contrário, como ter controle sobre o conteúdo gerado do seu empreendimento? Por isso, é preciso apostar em um site completo, cujo atendimento deve ser tão bom quanto o do balcão da recepção do seu empreendimento ou serviço.

Outra questão que só cresce no segmento é o chamado Turismo de Experiência. Milhares de turistas, principalmente os mais jovens, não querem apenas conhecer os famosos cartões postais, normalmente lotados e marcados pelo turismo de massa.

Eles buscam novas experiências, como conhecer a rotina local, saborear pratos e bebidas típicas, de preferência na casa de algum nativo. E isso é fantástico, pois todo destino tem suas próprias características, história e curiosidades e, portanto, podem ser criadas diferentes experiências turísticas. E um bom site, atendimento e propaganda garantem que isso chegue até o potencial viajante.

 

Vou viajar: Qual o melhor local para ficar?

Viajar é sem dúvida uma das melhores coisas para se fazer nas férias. Conhecer um novo local e esquecer do trabalho é a melhor jeito para descansar. Onde ficar é também essencial neste momento. Você sabe a diferença entre hotel e um apart-hotel? Veja a comparação.

Conforto: Mesmo com todo o conforto, hotéis não dão aquela sensação de “lar doce lar”, o que pode ser incômodos para alguns. O apart-hotel tem um aspecto de casa, além de ser maior.

Serviços: Geralmente os hotéis oferecem apenas café da manhã e alguns outros serviços básicos.  Todas as refeições, piscina, academia, restaurante e uma variedade de opções podem ser encontradas em um apart-hotel.

Espaço: Em hotéis, o valor é cobrado por pessoa, o que pode ser caro para uma família grande e também há limite por quarto. Espaço é o que não falta em apart-hotel, podendo acomodar toda a família.

Valor:apart-hotel tem valor fixo por imóvel, independente do número de pessoas. Além disso serviços extras como lavanderia podem ser contratados.

Sem dúvidas, para quem precisa ficar vários dias, com a família e de maneira mais confortável, o apart-hotel é uma boa opção para economizar e se sentir em casa.  

 

Conheça o curso de Processo Gerenciais. Você pode ser o próximo administrador de empresas.

Todo negócio precisa ter uma administração, alguém que tenha a capacidade de entender a empresa e gerenciar todos os processos. Uma das possibilidades para se capacitar na área é fazendo o curso técnico de Processo Gerenciais.

O curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), tem como objetivo capacitar o aluno a gerenciar uma empresa e trazer soluções inovadoras para o negócio.Com duração de apenas dois anos, o curso técnico tem essa vantagem de ser em curto período. O aluno irá ter aulas de gestão, marketing, administração e cálculo básico. Outra facilidade desse curso é que ele pode ser feito no modo EAD (Educação a distância), onde o aluno pode estudar com horários flexíveis.

O salário inicial é de R$ 1.500 até R$ 2.200.  A área de administração é uma das que mais crescem no país atualmente e um curso técnico é altamente rentável atualmente.

Indicado para quem tem facilidade em gerenciar negócios e quer entrar rapidamente no mercado de trabalho em uma das áreas que mais contrata atualmente, o profissional em Processos Gerenciais, pode trabalhar nas áreas comerciais, como lojas, na parte industrial, nas empresas de produção e empreendimentos de serviços em geral.

 

Visualize um bom 2017 com foco em objetivos antes da virada do ano

Com as correrias de fim de ano, acabamos deixando para depois um planejamento diferente para que o próximo ano seja bom e para que nossos planos, principalmente os profissionais, se realizem de forma completa. Porém, que tal começar desde agora a traçar as metas para que seja um 2017 produtivo e o começo de um empreendedorismo de sucesso?

Uma sugestão é começar pelo seu planejamento de carreira. Para quem não sabe, esse tipo de planejamento nada mais é do que organizar seus objetivos profissionais visando crescimento dentro de uma empresa onde você está, ou ascender profissionalmente no mercado. Ou até mesmo fazer sua empresa decolar. Para isso, você precisa estipular alguns prazos e metas para chegar nesses objetivos.

Objetivos

Para decidir seu planejamento de carreira, o primeiro passo é decidir um objetivo que pode ser de um salário melhor, uma nova posição ou cargo ou até mesmo objetivos pessoais que são determinados pelo seu esforço profissional, como viajar uma vez ao ano ou não trabalhar mais aos domingos. No objetivo salarial, você deve estipular quando pretende ganhar em um prazo de quanto tempo.

Já nos objetivos de carreira, você deve decidir o que deseja fazer, como fazer e onde. Se você quer abrir um negócio, defina: “Pretendo abrir uma empresa que atua no ramo de educação, e que seja um ambiente saudável e nada cansativo”, por exemplo. Em seguida defina quais são as competências que você precisa para chegar lá e siga em frente. Seu 2017 com certeza será totalmente diferente.

Saiba qual graduação fazer para no futuro ser dono do próprio negócio

Vários adolescentes saem do ensino médio sem saber qual faculdade fazer. E para ajudar na preparação dos vestibulares, além de fazer cursinhos preparatórios, é importante listar quais graduações fazem parte do próprio perfil e quais os planejamentos futuros, como ter sua própria empresa.

Essa ideia atrai muitos estudantes, o que transforma os cursos da área de administração os mais populares do país. Nos últimos anos o que mais tem surgido são graduações para quem quer empreender, algumas com uma duração mais curta e outras também podem ser feitas a distância, mas que também ajudam a desenvolver habilidades de gestão e empreendedorismo.

O curso mais tradicional e abrangente para os futuros empreendedores é o de Administração, a grade é a mais completa para quem que abrir o próprio negócio. São quatro anos de duração com matérias que explicam sobre o mundo dos negócios englobando contabilidade, direito, estatística, finanças, logística e marketing.

Outra área que auxilia no conhecimento para empreender é a graduação em Recursos Humanos, que atua em todos os ramos da economia, o que torna as atividades em vários espaços dentro do mercado de trabalho. Como dono de lojas, hospitais, supermercados, padarias, e muitos outros lugares.

Saber sobre planejamento financeiro é essencial para um negócio de sucesso

Processos Gerenciais também é uma opção e em apenas dois anos o estudante aprende técnicas de gestão e organização, o que é essencial para implementar os planos de negócio. O curso de Gestão Comercial é para quem quer empreender no comércio, pois o aluno estuda sobre transações comerciais, planejamento financeiro, criação de estratégia de vendas, etc.

Quem optar por empreender com um olhar mais sócias pode fazer Gestão de Cooperativas. Em dois anos o estudante aprende a planejar e gerenciar organizações em vários setores, como cooperativa de produtores rurais, de artesãos, de trabalho, de crédito, entre outros. Também é tratado as novas tecnologias e sistemas de gestão.

Para quem quer empreender bem, deve saber controlar as finanças e cursar Gestão Financeira faz com que o aluno aprenda quando e no que deve investir, além de adquirir o conhecimento sobre política tributária brasileira.

E para quem tem interesse pelo mundo da compra e venda de imóveis, o curso de Negócios Imobiliários é para quem quer abrir uma empresa na área e saber sobre os procedimentos para criar a própria imobiliária, administradora ou prestadora de serviços. O aluno aprende em dois anos a investir, analisar mercados, desenvolver planos de venda, etc.