Como escolher o software de automação comercial perfeito para o seu comércio

Abrir um comércio requer muito planejamento e planejar a automação inicial no comércio é primordial além de ser uma tarefa rica em detalhes e armadilhas também. É normal os empreendedores planejarem seus estabelecimentos pensando na parte principal do negócio para só depois perceberam a necessidade de instalar equipamentos e software de automação comercial que irão lhes ajudar nas tarefas do dia a dia.

Mas por onde começar? Qual software que melhor irá atender as suas necessidades? Primeiramente você precisa determinar quais serão os processos que serão automatizados. Lembre-se que nem tudo precisar automatizado, alguns processos simples se for automatizados pode se tornar complexo e acarretar em mais custos.

Alguns exemplos onde a automação comercial pode não ser a melhor opção:

  • Comanda eletrônica móvel é indicado para grandes restaurantes, porém não traz muitos benefícios para os médios e pequenos.
  • A adesivagem de potes usando impressora de etiquetas em iogurterias acabou se mostrando uma prática totalmente desnecessária enquanto que no Starbucks usar a caneta simples para marcar os copos é um sucesso.
  • Em pequenos e médios estabelecimentos o bico de pato expedidor de senhas ainda é uma ótima alternativa em comparação aos sistemas gerenciadores de fila.

 

O segundo passo é ir atrás de sistemas de automação antes para só depois procurar por equipamentos. Isso porque geralmente nem todos os software são compatíveis com todos os equipamentos.

Ao contrário dos computadores domésticos onde praticamente qualquer impressora opera com qualquer sistema operacional (vale lembra que só existem praticamente 3 sistemas operacionais vendido no mercado), na automação comercial ainda existe barreiras de compatibilidade. E, os softwares que detém a inteligência da automação e é ela que vai definir demanda ou não o uso de equipamentos específicos.

Agora vem outro dilema, sistemas de custo único ou com mensalidade? Isso vai depender de como vai funcionar o seu negócio.  Existem diversos modelos comerciais que podem atender diferentes necessidades. Geralmente o sistema de automação vai ser usado para resolver processos críticos do estabelecimento, então, avalie com cuidado o serviço que será prestado pela revenda do sistema após a contratação.

Lembre-se que o fornecedor do sistema pode ser um bom consultor quando você for escolher os equipamentos. Caso haja a opção de escolher marca, veja qual marca oferece assistência na sua região. Não se esqueça de pesquisar também o preço de reposição e se existe problemas com falhas.

Você pode conseguir essas informações com o responsável pelos reparos, mas o mais indicado é conversar com outros usuários que possuem os mesmos equipamentos que você pretende comprar e já usam há algum tempo.

E por fim, faça a automação do seu estabelecimento quando tiver total certeza do que está sendo comprado. A operação do seu negócio pode depender integralmente do sistema de gestão.

 

Um comentário sobre “Como escolher o software de automação comercial perfeito para o seu comércio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *