Empreendedor de sucesso e as artes plásticas

Como o artista plástico pode se tornar um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso: Romero Britto

Romero Britto hoje é o artista plástico brasileiro da atualidade, Irmãos Campana também. Mas como conseguiram chegar lá? Será que qualquer artista plástico pode se tornar um empreendedor de sucesso e virar uma marca conhecida?

Depende. O artista precisa encontrar o seu estilo e assinatura e ter um trabalho de gestão intenso e contínuo. Geralmente o que acontece é que o artista é a parte criativa, mas não consegue ser, ao mesmo tempo, o gestor de tantas ideias e ainda saber de quanto precisa vender para pagar as contas no fim do mês.

Uma vez definido o conceito de arte do artista, ele precisa ser visto. Participar de eventos, exposições e estar em plataformas para venda de quadros. Há sites que pagam uma porcentagem ao artista por cada obra vendida (no caso de fotos e imagens) e ajudam a divulgar sua arte.

Como ser um empreendedor de sucesso e artista

As mídias sociais são um bom indicativo da aceitação do público, crie uma fanpage ou um blog e alimente com imagens de quadros, esculturas, pinturas… Seja simpático e próximo do seu consumidor, responda a perguntas, promova interações. Esteja presente. Faça sorteios dos seus quadros e promova concursos culturais, pensando em divulgar sua marca.

Por trás de todo este trabalho, tenha uma noção real dos valores gastos nas obras e nos quadros decorativos, incluindo quantidade de matéria-prima utilizada aluguel do ateliê ou estúdio, valores de impostos e contas. Tenha um controle financeiro rigoroso e desvinculado dos gastos pessoais.

Se for vender diretamente ao cliente, tenha em mente a logística e os prazos de entrega, e os custos com embalagem. Aqui, atenção: capriche na embalagem. Sempre que for possível, contrate um profissional para executar serviços fora da sua expertise.

E busque parcerias para vender os seus produtos. Marcas de sapato, roupas, acessórios. Mas também busque parcerias com blogueiros, designers e todos os canais que “conversem” com seu cliente potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *