Dicas para empreender no ramo de supermercados

supermercado

Para quem mora em uma região que carece de um de um comercio do ramo alimentício vê ai a oportunidade de abrir um mercado, a principal vantagem de ter um o próprio negócio e ser o seu próprio chefe é um dos principais atrativos de quem pensar em investir nesse ramo.

Mas ter um mercado ou supermercado e conseguir manter o negócio não uma tarefa fácil. Para quem tem interesse em começar precisa saber que o lucro gira em torno de 3% a 5%, os dias de feriado onde a maioria das pessoas tira um dia de folga, esse é o dia que o supermercado mais tem fluxo.

Portanto, prepare-se, supermercado é sinônimo de muito trabalho e dedicação, mas se for administrado é garantia de rentabilidade a longo prazo. Colocamos abaixo algumas dicas que te ajudará a empreender nesse ramo de supermercado.

Atenção com a burocracia

A primeira parte para abrir qualquer negócio é cuidar da parte burocrática. Encontrar o local, no caso do ramo alimentício, chamar a vigilância sanitária, e principalmente ter todos os alvarás. É um processo chato e demorado, portanto entre logo com a papelada. Contrate um contador para te ajudar com isso.

Tenha um plano de negócio

Após cuidar da parte burocrática, agora você precisa definir um plano de negócios. Nesse plano você colocará algumas informações como, por exemplo, quanto pretende investir para montar o supermercado, expectativa de lucro, local do supermercado e como será sua equipe.

Além de conseguir analisar a viabilidade do negócio, o plano vai ajudar para que você não fracasse nos primeiros anos. O plano de negócio é essencial para acompanhar o desempenho, pois você terá um parâmetro para comparação, e também servirá de base para tomada de decisões, uma vez, que o seu negócio todo estará detalhado nele.

Faça da automação sua aliada

Em mercados de médio ou grande porte o controle de produtos e financeiro é humanamente impossível. Portanto, a automação comercial é imprescindível. Ter um programa de computador para controlar as finanças e utilizar impressora de cupom fiscal nos caixas para controle de vendas é uns dos exemplos que todo supermercado precisa ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *