Fibra óptica para a minha empresa: Vale a pena?

Não existe mais a possibilidade de viver sem a Internet. Se você é proprietário de um negócio, isso se torna cada vez mais latente. O Brasil vive atualmente uma revolução chamada Fibra Óptica, que aos poucos está se consolidando no mercado.

A tecnologia, desenvolvida ainda na década de 50, já chegou por aqui. Graças a uma capacidade muito alta de transmissão de dados, essas fibras surgiram como a melhor opção para os clientes mais modernos.

Isso bate na questão da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), principalmente das empresas. Hoje, qualquer e-commerce ou mesmo comércio físico precisa de uma conexão e um servidor que aguente sem problema nenhum o intenso fluxo de clientes agindo de forma diferente – comprando, interagindo, utilizando.

No início dos anos 2000, quando a tecnologia de fibra óptica começou a se tornar comercial, os fios ópticos realmente eram mais caros do que os tradicionais cabos de cobre.

Hoje em dia, no entanto, com os avanços na fabricação e instalação, um circuito de fibra óptica pode ser até mais barato que um de cobre, por exemplo. As redes de fibra óptica podem ser encaradas como uma boa alternativa para quem procura o acesso a conexões de alta velocidade sem a necessidade de investir grandes ativos em um projeto de rede corporativa complexa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *