Mineração e indústria aquece economia de cidades pequenas

Fornecedor de produtos e serviços para mineração

A economia de cidades pequenas é aquecida quando grandes indústrias migram para a região, seja por razões fiscais ou em busca de matérias-primas. Quando isso acontece, poucas vezes as micro e pequenas empresas estão preparadas para atender um volume repentino de imigrantes, sendo muitos profissionais técnicos com família, que geralmente vêm de cidades maiores e estão acostumados com prestação de serviços de qualidade. Para o comércio local, é possível empreender desde que esteja atento a alguns fatores.

Definir o público na hora de montar o negócio

1 – Defina o público-alvo:

Se o negócio é um restaurante, o empreendedor precisa definir se pretende atender os profissionais técnicos e executivos (que costumam pagar mais caro em troca de um ambiente confortável e comida de primeira) ou os funcionários de chão de fábrica.

2 – Visite os concorrentes

Se os seus concorrentes locais não são parâmetro, converse com os clientes, faça pesquisas com prospects para entender o que eles consideram como boa prestação de serviço.

3 – Grandes empresas exigem fornecedores de qualidade

Se o setor que se instalou na região é uma mineradora, provavelmente ela vai buscar empresas próximas para prestar serviços obrigatórios para o funcionamento da empresa. E se o seu negócio fornecer serviços de pesquisa e prospecção mineral, projetos de mineração, licenciamento mineral ou sondagem de solo você tem grandes chances de ser consultado para um orçamento.

Mas antes de fechar negócio a empresa vai requerer uma série de exigências com prazos, certificados e notas fiscais. É importante estar em dia com alvarás para continuar no páreo.

Pequenos negócios em cidades pequenas4 – Seja competitivo e demonstre profissionalismo

A empresa precisa treinar a equipe de atendimento, definir processos internos e demonstrar profissionalismo a clientes e funcionários, a partir de uma conduta ética e responsável. Aqui não cabe uma mentalidade de deixar as coisas como estão. A ideia é melhorar sempre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *