Porque o seu primo não pode fazer marketing digital e facebook para empresas

marketing-digital

O seu primo não tem nem barba direito e se gaba nas reuniões de família, dizendo que já trabalha com as redes sociais de algumas empresas e tals. Você sabe que, o máximo que ele faz é produzir um conteúdo de segunda categoria para o mercadinho da esquina. Mas tudo bem, esse pode ser o estágio dele para que, daqui uns anos seja, de fato, um profissional qualificado em marketing digital. Vamos dar essa colher de chá pro cara!

Hoje o seu primo não sabe, por exemplo, que um analista de marketing digital precisa planejar, desenvolver e acompanhar campanhas de links patrocinados, que ele precisa definir uma estratégia por trás da conta, antes de sair criando páginas no facebook para empresas.

Antes de mais nada, o analista precisa ser um usuário nativo, mas essa experiência como usuário não é suficiente para delimitar sozinho o rumo de determinada marca. Ele precisa entender, junto com a equipe de performance, como vender mais pela internet, a partir das metas e informações dadas pelo cliente e como tornar as ambições em dados reais.

O analista precisa de noções básicas de design para passar noções exatas ao designer de artes que ele espera que tenham uma boa aceitação do público, deve auxiliar nas atividades SEO, monitorar métricas, elaborar relatórios e otimizar ações. Mas o seu primo não sabe que outras funções trabalham em conjunto para oferecer bons resultados para o cliente: analista de produção de conteúdo, SEO, analista de TI…etc.

Por tudo isso que o seu primo não sabe ainda, é melhor que, se ele quiser ser um profissional da área nos próximos anos, é melhor ele se preparar para o vestibular de Marketing, Publicidade, Comunicação, Engenharia da Informação ou Tecnologia da Informação, não para só aprender a usar ferramentas, mas para aprender a pensar estrategicamente com as ferramentas certas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *