Driblando a crise, setor de construção civil mostra potencial como novo empreendimento

Lojas de materiais de construção integram mercado pouco afetado pela crise, sendo um atrativo para novos investimentos

Empreender pode ser arriscado e desanimador em momentos de crise. Porém, há um mercado que sofre menos impacto econômico nesse período delicado, o da construção civil. Por ser um setor de base, ele não é afetado pela demanda de serviço, o que torna interessante o investimento em uma loja de materiais de construção.

Apesar da diminuição no ritmo da construção de imóveis, o setor passou por uma adaptação, concentrando mão de obra e recursos na reforma de casa e comercialização de imóveis usados. Segundo dados do Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados no início de 2017, o saldo de empregados no setor em comparação ao mesmo período de 2016 foi de 2.111 vagas de trabalho.

Diferente de grandes redes de construção civil, estabelecimentos desse setor encontram mercado em bairros, oferecendo produtos básicos de construção e manutenção. Outra alternativa são as redes associativas, caracterizadas como grupos varejistas que utilizam a mesma logomarca e possuem melhores condições na negociação de prazos e pagamentos. Basicamente o empreendedor precisa organizar um modelo de negócio condizente com o mercado onde quer abrir o negócio, realizar pesquisa de mercado e localização e estabelecer o foco nos produtos básicos ou complementares.

Fatores como a melhoria de renda da população brasileira e o uso do fundo de garantia (FGTS) na aquisição e reforma aquecem o mercado de construção civil. Segundo dados do Sebrae, foram negociadas 475 mil residências em média por ano, desde 2014, só com a utilização do FGTS.

Mercado

Segundo pesquisa realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), existe uma diferença entre as lojas de material de construção, caracterizadas pelas pequenas e médias, que comercializam equipamentos e suprimentos básicos, como cimento e materiais elétricos, e as grandes, que abrangem para decoração e eletrodomésticos.

Bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso são fundamentais para o sucesso dessa modalidade de negócios. Definindo o local, o mercado de atuação e o cliente alvo, o empreendedor estabelece parâmetros  positivos para a consolidação da sua loja de materiais de construção.

Comprar carro para criar um negócio

Já imaginou chegar em uma concessionária e procurar por carros Chevrolet como quem avalia o ponto comercial de uma loja? A ideia pode parecer absurda, mas a verdade é que as pessoas gostam de conforto e personalização de produtos e serviços. Então, por que não uma manicure que estaciona em frente ao escritório e te atende dentro do salão móvel?

Comprar carro para transformar em negócios

O consumidor tem um comportamento mais exigente, que se dá principalmente pelo surgimento de produtos e serviços cada vez mais competitivos e inovadores. A empresa precisa adotar uma postura proativa para se aproximar dos clientes, para dinamizar o atendimento e criar mais pontos de contato com a marca.

Ao comprar carro para transformar em um negócio itinerante sai mais barato que manter um ponto comercial físico ativo: sem aluguel, sem IPTU, sem taxa de publicidade. O deslocamento permite um atendimento personalizado e flexibilidade de funcionamento. A equipe fica mais enxuta e, com todos as vantagens de uma empresa física, o consumidor é atendido sem precisar se deslocar.

Comprar carro e transformar em loja

Já falei dos custos iniciais para transformar um carro, se comprar um carro novo para adaptá-lo ainda assim soar caro demais, é possível investir em carros seminovos para puxarem um trailer customizado, por exemplo. Ainda assim os custos saíram menores que uma loja física. Um carro usado de R$ 40 mil com um trailer de R$ 10 mil comparado aos custos de aluguel do ponto, água, luz e sistema de segurança ainda saem na vantagem.

Comprar carro e transformar em petshop

Nem tudo são flores, afinal o desgaste do veículo deve ser contabilizado, rotas para reduzir o consumo de combustível e ter pontos de parada fixa também devem ser levados em contato. Para ter uma empresa móvel não é obrigatório ser um food truck, confira a lista de possibilidades:

Conheça outras ideias de negócios sobre rodas aqui. Antes de migrar para uma empresa itinerante, faça um plano de negócio, defina as estratégias e os recursos necessários para atender o seu público.

 

O que esperar do setor imobiliário em 2016

Para conseguirmos ter uma análise do que nos espera em 2016, relacionado ao mercado imobiliário, fizemos um levantamento de informações. Como bem sabemos 2015 nos deixou uma amarga lembrança no setor econômico, o que resultou um aumento no valor médio dos imóveis no país. O cálculo feito pelo Fipezap o índice o ano teve uma alta de 1,32% e ficou 7,44% abaixo da expectativa para a inflação. Neste cenário, as imobiliárias tiveram que desacelerar a construção de novos empreendimentos e resolveram impulsionar as vendas do estoque.

O que esperar do setor imobiliário em 2016
No nosso estado, a realidade não foi diferente.  Existe uma demanda de imóveis em Campo Grande,  a qual é possível identificar a busca na área imobiliária em Campo Grande. Porém, devido a alta do juros e das taxas dos empréstimos a procura para venda de imóveis tem sofrido o reflexo do situação mercadológica do país, resultando em uma baixa expectativa de melhora no primeiro semestre de 2016. Em contra partida um comportamento que necessita  ser avaliado e a busca por imóveis para aluguel. Esta é a opção mais viável neste momento, tendo em vista que para conquistar o sonho da casa própria é necessário reservar de 25% a 30% da renda para conseguir realizar esse desejo, o aluguel vem se tornando mais prático e momentaneamente mais viável pelo fato de ser menos burocrático, e pela possibilidade de escolha do imóvel de acordo com o poder  econômico do locatário, sem mencionar a flexibilidade de valores em relevância da localização do imóvel.
Então, é melhor alugar do que comprar? Calma, para cada caso existe uma sentença.

O que esperar do setor imobiliário em 2016
Conforme a opinião do professor titular de real estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o senhor João da Rocha Lima diz: “2016 é o ano de comprar e, a não ser que o país entre em uma depressão econômica brutal, em 2017 os preços tendem a ser maiores, pensando em um grau de recuperação qualquer”.  Sendo assim, concluímos que se existe um capital livre, que possa ser investido em um novo imóvel, agora é uma ótima oportunidade para aproveitar os descontos para adesão do mesmo. Caso você não tenha um valor livre e disponível  para dar de entrada no imóvel novo, tente se equilibrar no aluguel e ficar atendo ao cenário econômico e torcer para essa chuva passar.

Como lucrar com imóveis durante a crise

Desvalorização do real, taxas altas de juros, instabilidade financeira, assim segue o Brasil na insegurança de sua economia. Ruim para alguns e bom para outros.

A crise assola vários setores de produção no Brasil, o ano de 2015 lucrou quem conseguiu manter as portas abertas mesmo com as vendas baixas. Estima-se que o comércio não deverá contratar trabalhadores temporários devido à queda na venda e no fluxo de pessoas nas lojas. A inflação elevada contribuiu para esse resultado, além da instabilidade política e econômica do pais, 2015 teve um crescimento econômico fora do que foi planejado e estimado, além disso sofreu com escândalos políticos ligados diretamente a economia.  O que fez o dólar saltar na bolsa de valores, e diminuiu o poder de compra da maioria da população pois grande parte dos produtos estão ligados a variação do dólar.  Mas nem tudo está ruim, o setor imobiliário vive a tempestade perfeita, e hoje é possível lucrar muito com ela, basta estar ligado as variações do mercado.

Como lucrar com imóveis durante a crise

Para quem pensa em investir no mercado imobiliário e possuí um valor significativo para entrada ou o valor total para a compra de imóveis Campo Grande, por exemplo, fará um bom negócio.

A capital considerada recentemente uma das melhores cidades para se viver também possuí um mercado imobiliário atrativo, conforme estudo da consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária.

A preocupação com a instabilidade financeira que ronda o mercado, e a necessidade de “sobreviver” à crise, fez a venda de imóveis diminuir, o que baixou o preço da moradia, tornando o negócio atrativo para quem deseja investir.

Como lucrar com imóveis durante a crise

Imóveis para aluguel, terrenos, casas ou apartamentos, corretores garantem que qualquer aquisição deve ser avaliada com cautela, levando em consideração não só o valor da propriedade, mas o principal objetivo da compra e sobretudo as qualificações do mesmo.

Pensando em investir? Procure uma imobiliária em Campo Grande MS e aproveite as oportunidades que a região Centro-Oeste oferece, como segurança financeira e fonte de renda a curto e médio prazo.

Empreendedorismo e sustentabilidade: invista no ecoturismo

Quando surge a expressão empreendedorismo e sustentabilidade logo pensamos em um grande negócio, uma marca que vire sucesso ou até mesmo em grandes centros de empresas. Mas você já se questionou que é possível empreender quando se trata de natureza? O investimento em fazendas pode ser lucrativo sem precisar depender exclusivamente da agropecuária. Imagine só investir em pousadas no pantanal?

O turismo no pantanal é sustentável e anda ganhando muito reconhecimento no mercado, primeiro que ele parte de economizar os recursos naturais raros e preciosos, como água e energia. Segundo por buscar a concordância entre as exigências dos turistas e os das regiões receptoras, assegurando a proteção ao meio ambiente ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento da atividade em concordância com a sociedade local envolvida.

 

Empreendedorismo e sustentabilidade no Pantanal

Contudo praticar o turismo sustentável resulta em movimentos que sejam socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. Dentro disso podemos destacar o ecoturismo, turismo de aventura, turismo no Pantanal entre outros tantos investimentos que pode se fazer nessa área.

Se você não sabe como empreender nesse tipo de ramo, vise sempre buscar soluções que irão contribuir tanto para sociedade quanto para o local. Com isso o empreendedor deve procurar alternativas que vão fazer o reuso da água e economia de energia. Segue abaixo alguns fatores essenciais para quem deseja abrir um negócio voltado para sustentabilidade:

Empreendedorismo e sustentabilidade na fazenda

  1. Não adoção do turismo em massa
  2. Desenvolver estruturas compatíveis com o meio ambiente em que se deseja instalar
  3. Estar sempre pensando e mostrando qual a sua intenção ao falar de sustentabilidade.

Um exemplo de empreendedorismo no turismo sustentável é um Hotel fazenda no Pantanal, mais conhecido como Pousada Pequi. Um modelo de ecoturismo, pois você encontra atividades que não prejudicam a natureza e não precisa ser feito um investimento alto para a acomodação e satisfação de turistas. Dentre eles podemos citar passeio de barco, pesca de piranhas, focagem de jacarés, lida de gado, passeio a cavalo e charrete, safári fotográfico, caminhada ecológica e ordenha.

Zona rural - empreendedorismo e sustentabilidade

 

Para aqueles que pensaram que não tem o que fazer no pantanal, as atividades oferecidas não vão te deixar parado, além do que a pousada fornece muito conforto, com um ar de descanso e tranquilidade, bem para relaxar mesmo.

Entretanto a pousada é mais procurada por famílias e casais fugindo da agitação da cidade, que procuram descanso, uma vista agradável e um clima de calmaria. Faça sua reserva pelo site.

Dicas de sucesso para a produção de eventos

O que é necessário para realizar a produção de eventos de grande porte?

Recursos financeiros

Promover um evento requer o levantamento de custos totais antes de iniciar a empreitada, calculando a margem de lucro e perdas, pois será necessário um checklist com todos os custos para contratação e hospedagem dos artistas, locação de estrutura para eventos, gerador de energia, contratação de equipe técnica e divulgação.

Para eventos institucionais como feiras e congressos, é preciso considerar a locação de container, estande de eventos e aluguel de tendas Campo Grande MS para acomodar participantes e staff sem sofrer com nenhum imprevisto climático.

Produção de eventos: organização do espaço

Organização

É durante o planejamento que o cronograma de ações deve ser definido e seguido à risca, assim como os gastos previstos e a divulgação. O relacionamento com stakeholders precisa apresentar objetivos claros para que todos sigam os mesmos critérios.

Produção de eventos: equipe sincronizada

Equipe

A equipe precisa estar entrosada e ciente de todos os processos até o cumprimento dos prazos. Atenção aos detalhes, realização de ensaios, passagem de som, testes com equipamentos devem fazer parte das atribuições de todos.

Produção de eventos: locação do espaçoç

Local

Para a escolha do local, é preciso avaliar a acústica do local, quantidade de banheiros e o acesso. Lembrando que é preciso solicitar com antecedência as autoridades para ajudarem no trânsito de acesso ao local e disponibilização de ambulâncias para atender eventuais ocorrências.

Produção de eventos: conferência

Infraestrutura

Cercas para demarcar restrições de lugares, quantidade de banheiros químicos de acordo com a estimativa de público, tecnologia para evitar fraudes e entrada de itens perigosos, câmeras, iluminação e som e, se necessário, refrigeração/ventilação.

Produção de eventos de grande porte: segurança

Segurança

Equipamentos de segurança, rotas de fuga em caso de emergência, sinalização, treinamento da equipe para realização de primeiros socorros e evacuação e contratação de seguranças de acordo com a quantidade de ingressos vendidos.

Divulgação

Site oficial do evento, definição de pontos de venda e tecnologia antifraude para ingressos, divulgação na mídia online e off-line, com foco no perfil do público-alvo para o evento.

É o ponto fundamental para garantir sucesso do evento, pois mesmo que todas as etapas anteriores tenham sido realizadas com maestria, se a divulgação for incipiente, de nada vai adiantar todo o esforço.

Haras: Um projeto para quem pensa grande!

A construção e administração de um Haras apresenta uma dificuldade alta, como todos os empreendimentos de sucesso. Mas nesse ramo a experiência é o diferencial responsável pela excelência da maioria dos Haras, o tempo enriquece o conhecimento pessoal do haras, após testes consecutivos o proprietário começa a identificar o que realmente dá certo e é lucrativo para o seu empreendimento nas suas particularidades.

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

Para quem está começando é interessante saber respeitar esse desenvolvimento gradual que é adquirido somente com o tempo, a experiência da equipe e do proprietário são responsáveis pelo resultado. Quem está começando nesse meio deve em primeiro lugar ter amor pelo animal, assim como a sua equipe deve ser atenta aos cuidados dos equinos. Esse laço funciona com uma engrenagem que desenvolve e superam quaisquer dificuldades que possam surgir durante o crescimento do haras.

Espaço Físico

A primeira preocupação que o proprietário deve ter é com o espaço físico, ele deve visualizar ali toda a estrutura da forma que ele quer. Mesmo que não vá construir de cara essa infraestrutura idealizada. A construção que irá sair no papel deve ser feita de maneira completa pensando na usabilidade e conforto dos animais e frequentadores do espaço. Listamos algumas dicas para avaliar antes de iniciar a estruturação do ambiente, confira:

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

  • Opte por uma área plana, o terreno adequado dispensa gastos extras como nivelamento e enriquecimento do solo. O chão deve ser plano ou com ondulações mínimas, para não comprometer a saúde do animal.
  • O clima da região não deve ser problema para a criação dos cavalos, existem raças que precisam de mais cuidados em relação ao clima.
  • As baias e trincheiras dever ser de ótima qualidade e o espaço deve ser pensado para abrigar o animal com o conforto necessário. Os cochos também devem ser feitos levando em consideração a altura do animal.

Os animais

Não tenha pressa na hora de fechar negócio, se você tem preferência por algum tipo de raça, como cavalo QM (quarto de milha), árabe ou crioulo vá até outros haras e busque mais informações sobre a vivencia daquele animal na área onde pretende construir o haras, saber informações sobre o mercado de cavalos para aquele animal também ajuda na hora de medir os gastos e ganhos.

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

Defina para que você quer o haras, se os animais de lá serão exposição, hipismo, leilão e/ou reprodução. A partir disso busque equipamentos, gestão, e métodos que sirvam para desenvolver seu objetivo.

Dica: Uma boa raça para criar é o Quarto de milhas, um haras de cavalo quarto de milha proporciona animais multifuncionais.

Ter um haras é um projeto alto, mesmo para quem tem dinheiro para investir. É necessário um conhecimento para colher bons resultados a longo prazo, aliás ele é um projeto de sucesso para quem tem a visão de colher os resultados a longo prazo.

 

Invista em imóveis de luxo

Há diversas opções de empreendimentos em Campo Grande MS para investir no mercado imobiliário, com destaque nos últimos anos para imóveis de luxo. O estado que é conhecido por um dos maiores rebanhos de nelore do Brasil, também surge como polo de investimentos no setor imobiliário, aquecido nos últimos anos.

LUXO: são casas para vender em Campo Grande MS em regiões tradicionais da cidade (Jardim São Bento, Carandá Bosque, Jardim Autonomista, Giocondo Orsi e Cophafe) e em condomínios fechados como Dhama e Alphaville. Outros bairros, em regiões mais centrais como Rita Vieira e Vilas Boas também são boas opções para investir em terrenos e imóveis.

Com a expansão da cidade e a valorização dos terrenos, as áreas de especulação no centro reduziram drasticamente e, bairros populares bem localizados começam a disputar espaço com os mais nobres. Profissionais de construção, casa e decoração trabalham a todo vapor e, muitas vezes, profissionais qualificados acabam vindo de outras cidades para suprir a demanda local.

A incorporadora HVM lançou dois projetos que já esgotaram: San Pietro Villaggio e Belvedere Residence que contam com um design inovador e todas as unidades já foram vendidas ainda na planta, o que demonstra o potencial de consumo do público campo-grandense e a carência por imóveis com soluções arquitetônicas agradáveis.

Campo Grande é conhecida pelas características de interior, como qualidade de vida e quantidade de áreas verdes, que se soma às vantagens de ser uma capital: infraestrutura e serviços.

Em alta: O Mercado de Cavalos Árabes

O mercado de cavalos árabes no Brasil vem há tempos se destacando internacionalmente e ganhando prêmio nas mais diversas modalidades que os equinos possam competir. A raça é por parte, grande responsável por esse sucesso, já que o puro sangue árabe é dito como um cavalo inteligente, dócil e possui um porte físico excepcional.  Nesse mercado, a produção sul mato-grossense se destaca pois estamos em um bom período para investir e fazer negócio, mesmo diante da crise econômica. Estima-se que no estado já foram vendidos 30% de animais a mais do que no ano anterior, esse aumento também tem a ver com a qualidade dos equinos no MS.

Em alta: O Mercado de Cavalos Árabes

O cavalo árabe puro-sangue tem como característica o porte físico, rabada sempre erguida e o pescoço linear que compõe o porte excepcional.  Além da flexibilidade que o animal tem em relação ao clima, ele se adapta a ambientes extremos tanto frio como de calor, por isso essa raça era muito usada em guerras no oriente médio, já que a raça de cavalo árabe tem cerca de 3.500 anos.

Mesmo com o vigor e saúde excepcionais o cavalo árabe necessita de cuidados especiais, principalmente se ele competir em exposições. Nos haras esses animais tem uma rotina particular, de alimentação, vacinas e tratamentos estéticos para o rasco e pelagem do animal. Ele sempre estará em contato com humanos, pois um cavalo que seja visto como selvagem é desvalorizado pelo mercado de equinos e seu valor diminui drasticamente.

Em alta: O Mercado de Cavalos ÁrabesEm alta: O Mercado de Cavalos Árabes

Esse mercado movimenta cerca de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, já a criação de cavalos gera para o pais o lucro de 7 bilhões de reais em exportações. O Brasil é visto como potência na comercialização de cavalos árabes, tendo o 3º maior rebanho dessa espécie.

Quem procura investir nesse mercado deve estar preparado para acompanhar o ritmo acelerado de notícias e possíveis investimentos. É preciso ter um olhar muito bom para construir uma criação forte e campeã.

O que você precisa saber na hora de adquirir uma franquia

Adquirir uma franquia é algo atrativo, aliás trabalhar como representante de uma grande marca passa estabilidade e confiança ao cliente e franqueado. Mas mesmo com toda essa segurança, algumas medidas devem ser analisadas por quem busca uma franquia para investir.  Pois além do padrão que a loja segue, há uma série de normas e obrigações que o franqueado deve seguir à risca.


O que você precisa saber na hora de adquirir uma franquia | Canal de Empresas

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio e acha que uma franquia é um método seguro para investir, é bom analisar com um ponto de vista diferente e se possível buscar outras opções para comparar o investimento x lucros, principalmente o lucro líquido. Entre todas as observações que o investidor deve tomar, algumas se destacam como as descritas abaixo. Confira.

Analisar várias franquias antes de decidir por uma

Nessa parte é bom analisar outras possibilidades de franquias, mesmo você tento certeza sobre a sua escolha. A intenção não é optar por outra marca, e sim entender as vantagens de cada marca. Observar a forma como cada uma delas trabalha para oferecer suporte ao fraqueado.  Nesse caso os dois precisam sair ganhando, e isso deve ser muito bem acertado.  Saiba analisar as oportunidades como um empreendedor e não apenas como um consumidor daquele produto/serviço.

Avaliar a área onde deseja abrir essa Franquia

Esse é um fator mais importante depois de escolher a franquia com a qual você vai trabalhar.  A área influencia diretamente no público que vai frequentar o local. Por isso ela deve ser escolhida muito bem, se possível faça pesquisa de mercado e um levantamento sobre a quantidade de pessoas que transitam naquele local.

Analisar o suporte da Franqueadora

Pesquise sobre o suporte que a franqueadora oferece para abastecer a empresa e seu plano de marketing. Isso influencia no dia a dia da empresa, uma franquia que falha nesse serviço pode trazer vários desgastes diários por conta do serviço mal prestado. Por isso antes de assinar contrato busque saber o funcionamento da empresa no decorrer dos dias.

Observar o lucro liquido

Essa parte tem muito a ver com o primeiro tópico sobre analisar várias franquias antes de decidir por uma, nessa pesquisa é possível ter uma ideia do lucro total e liquido que empresário terá.

O que você precisa saber na hora de adquirir uma franquia | Canal de Empresas

Se você não achar nenhuma franquia de desperte seu interesse, o ideal é buscar por outras empresas em funcionamento que estão à venda. Hoje no mercado há uma demanda de compra e venda de empresas que vem crescendo muito e sendo lucrativa, vale a pena pesquisar. É possível optar por franquias que já estão em funcionamento também, hoje existe sites especializados nesse tipo de comércio, o Canal de Empresas é um desses especialistas, lá você encontra dicas de como vender uma empresa e tem acesso a páginas de venda de ponto comercial. Confira.