Dicas para uma granja de frango ser lucrativa

O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de frango e o maior exportador da carne, esses dados animam tanto quem produz como também pretende começar a cultivar frango.

Mas como garantir uma granja de frango saudável e lucrativa? Confira as nossas dicas:

Granja de Frango

 Mantenha apenas aves da mesma espécie

O isolamento da granja é essencial para garantir uma criação saudável. Além disso, as aves de uma única espécie e ter a mesma idade para evitar transmissão de doenças. Caso alguma ave adoeça, deve ser retirada tomando as devidas precauções.

 Preocupe-se com a higiene do local

Além de evitar o contato com outras aves, a granja também deve ser fiscalizada constantemente para evitar a proliferação de insetos e ratos. Portanto mantenha o local sempre desinfectado.

 Cuide da alimentação e mantenha sua criação vacinada

Manter as aves saudáveis e alimentando-as com uma ração de qualidade, é a melhor forma de prevenir doenças. Os locais onde ficarão estocado os alimentos não podem ser frequentados por outros animais e nem por aves silvestres para evitar a contaminação. As vacinas também são necessárias para garantir a saúde da sua granja. Adquira essas vacinas em uma distribuidora de medicamentos veterinários de sua confiança e também procure um médico veterinário da sua região para ficar sabendo quais as vacinas que devem ser aplicada e qual a melhor época.

 Colete todos os dados da sua granja

Faça um diagnóstico periódico da sua granja, dessa forma você deixará atualizadas todas as pessoas que estão envolvidas no trabalho. Obtenha informações sobre: a ração utilizada, período de vacinação, a procedência dos produtos veterinários, situação da granja em relação a higiene, etc., dessa forma você irá prevenir qualquer tipo de problema que venha ocorrer.

Utilize material laboratório para obter um diagnóstico em relação a saúde dos animais da sua granja também.

Além disso, tente reduzir ao máximo os custos de transporte, por exemplo, se você tem uma criação de galinhas poedeiras, utilize o mesmo transporte que leva a ração para buscar a produção de ovos do dia.

E se a sua granja for de frango de corte, esteja sempre atento a tabela de preço do mercado e as suas respectivas demandas e aproveitando ao máximo da carcaça do animal.

 

2 comentários sobre “Dicas para uma granja de frango ser lucrativa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *