Em alta: O Mercado de Cavalos ÁrabesEm alta: O Mercado de Cavalos Árabes

Em alta: O Mercado de Cavalos Árabes

O mercado de cavalos árabes no Brasil vem há tempos se destacando internacionalmente e ganhando prêmio nas mais diversas modalidades que os equinos possam competir. A raça é por parte, grande responsável por esse sucesso, já que o puro sangue árabe é dito como um cavalo inteligente, dócil e possui um porte físico excepcional.  Nesse mercado, a produção sul mato-grossense se destaca pois estamos em um bom período para investir e fazer negócio, mesmo diante da crise econômica. Estima-se que no estado já foram vendidos 30% de animais a mais do que no ano anterior, esse aumento também tem a ver com a qualidade dos equinos no MS.

Em alta: O Mercado de Cavalos Árabes

O cavalo árabe puro-sangue tem como característica o porte físico, rabada sempre erguida e o pescoço linear que compõe o porte excepcional.  Além da flexibilidade que o animal tem em relação ao clima, ele se adapta a ambientes extremos tanto frio como de calor, por isso essa raça era muito usada em guerras no oriente médio, já que a raça de cavalo árabe tem cerca de 3.500 anos.

Mesmo com o vigor e saúde excepcionais o cavalo árabe necessita de cuidados especiais, principalmente se ele competir em exposições. Nos haras esses animais tem uma rotina particular, de alimentação, vacinas e tratamentos estéticos para o rasco e pelagem do animal. Ele sempre estará em contato com humanos, pois um cavalo que seja visto como selvagem é desvalorizado pelo mercado de equinos e seu valor diminui drasticamente.

Em alta: O Mercado de Cavalos ÁrabesEm alta: O Mercado de Cavalos Árabes

Esse mercado movimenta cerca de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, já a criação de cavalos gera para o pais o lucro de 7 bilhões de reais em exportações. O Brasil é visto como potência na comercialização de cavalos árabes, tendo o 3º maior rebanho dessa espécie.

Quem procura investir nesse mercado deve estar preparado para acompanhar o ritmo acelerado de notícias e possíveis investimentos. É preciso ter um olhar muito bom para construir uma criação forte e campeã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *