Haras: Um projeto para quem pensa grande!

A construção e administração de um Haras apresenta uma dificuldade alta, como todos os empreendimentos de sucesso. Mas nesse ramo a experiência é o diferencial responsável pela excelência da maioria dos Haras, o tempo enriquece o conhecimento pessoal do haras, após testes consecutivos o proprietário começa a identificar o que realmente dá certo e é lucrativo para o seu empreendimento nas suas particularidades.

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

Para quem está começando é interessante saber respeitar esse desenvolvimento gradual que é adquirido somente com o tempo, a experiência da equipe e do proprietário são responsáveis pelo resultado. Quem está começando nesse meio deve em primeiro lugar ter amor pelo animal, assim como a sua equipe deve ser atenta aos cuidados dos equinos. Esse laço funciona com uma engrenagem que desenvolve e superam quaisquer dificuldades que possam surgir durante o crescimento do haras.

Espaço Físico

A primeira preocupação que o proprietário deve ter é com o espaço físico, ele deve visualizar ali toda a estrutura da forma que ele quer. Mesmo que não vá construir de cara essa infraestrutura idealizada. A construção que irá sair no papel deve ser feita de maneira completa pensando na usabilidade e conforto dos animais e frequentadores do espaço. Listamos algumas dicas para avaliar antes de iniciar a estruturação do ambiente, confira:

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

  • Opte por uma área plana, o terreno adequado dispensa gastos extras como nivelamento e enriquecimento do solo. O chão deve ser plano ou com ondulações mínimas, para não comprometer a saúde do animal.
  • O clima da região não deve ser problema para a criação dos cavalos, existem raças que precisam de mais cuidados em relação ao clima.
  • As baias e trincheiras dever ser de ótima qualidade e o espaço deve ser pensado para abrigar o animal com o conforto necessário. Os cochos também devem ser feitos levando em consideração a altura do animal.

Os animais

Não tenha pressa na hora de fechar negócio, se você tem preferência por algum tipo de raça, como cavalo QM (quarto de milha), árabe ou crioulo vá até outros haras e busque mais informações sobre a vivencia daquele animal na área onde pretende construir o haras, saber informações sobre o mercado de cavalos para aquele animal também ajuda na hora de medir os gastos e ganhos.

Cavalo QM (quarto de milhas) Haras: Um projeto para quem pensa grande! | Haras Eldorado - Mato Grosso do Sul

Defina para que você quer o haras, se os animais de lá serão exposição, hipismo, leilão e/ou reprodução. A partir disso busque equipamentos, gestão, e métodos que sirvam para desenvolver seu objetivo.

Dica: Uma boa raça para criar é o Quarto de milhas, um haras de cavalo quarto de milha proporciona animais multifuncionais.

Ter um haras é um projeto alto, mesmo para quem tem dinheiro para investir. É necessário um conhecimento para colher bons resultados a longo prazo, aliás ele é um projeto de sucesso para quem tem a visão de colher os resultados a longo prazo.

 

3 comentários sobre “Haras: Um projeto para quem pensa grande!”

  1. Tenho interesse em montar um haras porém tenho pouco conhecimento,mas sou apaixonado por cavalos e quero ter um haras para ter fins lucrativos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *